Será que comprar imóvel na pandemia é uma boa decisão? A “hora” é mesmo agora para investir no mercado ou adquirir um imóvel em Balneário Camboriú?
A Selic (taxa básica de juros da economia brasileira) está em 2%, alcançando o patamar mais baixo da história.
O objetivo com a redução dessa taxa era aquecer a economia no país, mas com a pandemia ela despencou ainda mais. Já foram feitos quatro cortes apenas neste ano de 2020 desde quando foi estabelecida a quarentena no Brasil.
Mas o que é essa taxa Selic?
Antes de mais nada, é importante esclarecermos o que é a famosa Selic.
Selic é a taxa básica da economia brasileira e que serve como base para outras taxas existentes como: juros de financiamento e também para a rentabilidade dos investimentos que tem sua correção nela.
Quem define a Selic é o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), em reuniões que acontecem oito vezes ao ano. As datas dessa reuniões podem ser acessadas no site do Banco Central.
E essa taxa afeta diversos mercados, inclusive o mercado imobiliário.
Vale a pena comprar imóvel na pandemia?
Com a Selic a 2%, ainda assim os imóveis tem tido uma valorização superior a ela. O setor imobiliário ainda avalia que não deve acontecer outro corte importante da taxa básica de juros do país.
A boa notícia para quem pretende comprar imóveis nessa época é que os juros do financiamento foram reduzidos. Porém, houve essa redução apenas em algumas instituições bancárias.
No entanto, ainda que não sejam todas as instituições que tenham reduzido os juros do financiamento, desde o começo da pandemia (por volta do mês de março) que ele já se encontrava mais baixo.
Bom para o investidor
E essa é uma boa notícia também para quem deseja investir seu capital, sendo uma ótima alternativa para a baixa na rentabilidade dos investimentos de renda fixa nos últimos meses.
Talvez você esteja pensando o contrário, afinal de contas desde que a Selic passou a cair que os investimentos tem perdido sua atratividade (alguns até mesmo tem retornado uma rentabilidade negativa) e a solução seria a bolsa de valores, mas nem todos querem arriscar.
Mas o fato é que o caminho é investir em imóveis e esse mercado tem se aquecido. Essa tem sido uma forma inteligente de garantir que o capital dos investidores seja assegurado.
Crescimento na procura por apartamentos e casas
Por mais incrível que pareça, a comercialização de casas e apartamentos tem aumentado em alguns estados. E isso devido a que as pessoas tem mudado seu modo de lidar com determinadas situações com a chegada da pandemia.
Um exemplo disso seria o caso de muitas empresas passarem a adotar o home office por conta da recomendação do isolamento social. E, assim, muitas pessoas passaram a buscar por apartamentos, por exemplo, que sejam proporcionais a essa nova necessidade.
E já que muitas pessoas não podem ir à praia também por conta da pandemia, elas tem optado mais por apartamentos com áreas cobertas onde possam tomar sol e estarem num ambiente mais aberto, conseguindo ar puro e cuidarem melhor da saúde.
Logo, se você quer investir para fugir da baixa atratividade das alternativas de investimento ou para ter mais comodidade para trabalhar, comprar imóvel na pandemia é uma escolha muito viável.
Maior desempenho no mercado imobiliário em Balneário Camboriú
Essa é a hora para investir num imóvel em Balneário Camboriú. E isso porque, por conta dos juros baixos devido ao Covid-19, a cidade catarinense vem experimentando uma excitação qual não via há anos.
Há quem diga que o mercado na região terá um desempenho maior do que teve no ano passado. Se for comparado agora a rentabilidade de investimentos em aplicações de renda fixa e a aquisição de um imóvel que possa ser alugado, por exemplo, vale muito mais a pena a última opção.
O que você conseguirá com o aluguel será muito maior (podendo chegar ao triplo) do que ganharia se o capital estivesse parado na poupança ou qualquer outra aplicação que tenha a Selic como taxa referencial.
Assim, como os investimentos estão com uma rentabilidade baixíssima, os investidores estão recorrendo a aquisição de imóveis a fim de não desvalorizarem seu capital.
Como forma de proteger seu dinheiro
O imóvel é visto, nesse caso, como uma forma de segurança para o dinheiro dos investidores nesse momento. Sem contar, claro, ser essa uma forma de garantir mais segurança, lazer e conforto para você e sua família adquirindo um imóvel numa área valorizada e com juros mais baixos na aquisição.
Apenas é necessário estar atento a aquisição de imóveis para alugar para salas comerciais. Nesse caso, a procura por espaços desse tipo tem caído em decorrência da pandemia, já que muitas empresas, como já dito, optaram pelo home office.
De acordo com dados da prefeitura de Balneário, registros sobre o mercado imobiliário mostraram que o ano de 2020 estava apresentando um desempenho superior se comparado a 2019, com desempenho positivo de 12%.
Houve uma queda entre os meses de abril a maio, mas em junho e julho isso melhorou. Houve um aumento no recolhimento das guias do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
Ainda assim, a taxa de juros de alguns bancos precisam diminuir ainda mais. Muitas instituições bancárias parecem ter se “esquecido” que houve esse corte na Selic e que isso deve ser repassado para suas taxas de juros. E há uma pressão para que essa redução ocorra.
Conclusão: vale a pena investir em imóveis agora?
Os juros baixos devido ao Covid-19 trazem oportunidades para quem sabe enxergar o lugar certo para investir. Sem contar que chega o momento de realizar o sonho de morar numa cidade com infraestrutura inovadora segurança, lazer e muito conforto como é conhecida Balneário Camboriú.
Vale ainda lembrar que Balneário é conhecida como uma cidade onde os imóveis sofrem menos diante de momentos de crise.
Ressaltando que nos primeiros meses e nos dois últimos (junho e julho) houve um desempenho no mercado imobiliário superior do que o mesmo período do ano passado.