Tomar a decisão de comprar um imóvel exige muitas decisões. Afinal, esse é um sonho que exige muito investimento, então esclarecer algumas questões é fundamental. Portanto, quem deseja comprar uma cobertura deve saber tudo sobre esta aquisição. Esse tipo de imóvel envolve maiores compromissos financeiros, e outras questões precisam ser esclarecidas antes de ingressar no financiamento. Isso significa que existem muitas vantagens e desvantagens, e você deve avaliá-las para ver se esta é a sua opção de moradia ideal.
Portanto, listaremos todas as vantagens e desvantagens neste artigo para que você possa tomar a .
Vantagens de morar em uma Cobertura
-
Maior área útil
O objetivo principal de quem deseja comprar uma cobertura é obter uma área útil maior do que os outros apartamentos do empreendimento. Especialmente para famílias com crianças, o espaço é um fator importante. Se for esse o caso, comprar esse tipo de imóvel é uma ótima escolha, porque sua casa será muito maior – a maioria das coberturas tem mais do que o dobro do tamanho dos outros apartamentos. Os ambientes são maiores e proporcionam mais conforto aos moradores.
-
Longe do Barulho
Viver em uma cobertura também significa ficar longe do barulho. Ruídos urbanos, como sirenes da polícia, buzinas, vibrato e outros sons inconvenientes, chegarão a você em um volume mais baixo. Em outras palavras, é mais pacífico.
-
Planta Diferenciada
Outra boa vantagem de coberturas é a elaboração de uma planta diferenciada — ou seja, o apartamento, por ser maior, tem a distribuição distinta dos cômodos quando comparada aos demais. Os ambientes são, geralmente, mais amplos e ainda têm uma área aberta considerável.
-
Flexibilidade para alterar a Planta
Os proprietários de coberturas têm maior flexibilidade na construção e remoção de paredes. É mais fácil manter os atributos da forma desejada, como troca de portas e janelas e outras modificações mais viáveis.
-
Valorização do Investimento
Quem compra este tipo de imóvel tem um grande benefício: a valorização. Com uma área maior, plantas únicas e o conforto de ter uma área aberta, a propriedade torna-se mais atrativa e valiosa. Se você quiser vendê-lo no futuro, com certeza irá vendê-lo por um preço muito mais alto do que o comprou. Porém, para isso, o imóvel deve ser bem conservado. Isso vai te trazer mais valor, então quando você quiser vender, você pode garantir um bom negócio.
-
Ventilação e iluminação privilegiada
As coberturas localizam-se no topo do prédio, pois não possuem abrigo de outras edificações e, portanto, possuem melhor ventilação e iluminação privilegiada. Em alguns casos, como em comunidades com muitos edifícios, essa vantagem pode ser diminuída. No entanto, em geral, na maioria dos casos, os benefícios de viver no topo são alcançáveis.
-
Menos Barulhos de Vizinhos
Todo mundo que mora em apartamento sabe que, em muitos casos, o barulho de alguns vizinhos vai acabar com a paz deles. Para coberturas, esse problema não existe, como se você morasse em uma cobertura.
-
Tem uma vista privilegiada.
Mesmo que não haja uma grande paisagem para apreciar, morar no topo do prédio ainda pode desfrutar das vantagens desta localização em relação a um andar mais baixo. É muito agradável poder contemplar o horizonte de cima, pois garante relaxar e se livrar dos momentos estressantes do dia a dia.
Desvantagens de morar uma Cobertura
-
Tem um valor muito alto
Apesar de todas as vantagens que listamos, morar em uma cobertura sai muito caro. Trata-se de um bom investimento que, como já falamos acima, tende a valorizar com o tempo. Cabe a você avaliar os benefícios e concluir se vale a pena ou não — afinal, será um investimento na sua qualidade de vida.
-
Possui baixa pressão de água
Quem aprecia aquele banho com fartura de água pode se decepcionar com a pouca força com que ela cai nas coberturas — a pressão é menor em comparação aos apartamentos em andares inferiores, já que a caixa d’água fica no topo do prédio.
No entanto, para essa desvantagem há uma solução: compre um chuveiro com pressurizador e, assim, seu banho ficará com uma pressão um pouco maior. -
Ocorrem problemas de infiltração mais facilmente
Quem mora em edifício sabe que, com o passar do tempo, é inevitável ter problemas de infiltração. Por se localizar no último andar, a cobertura é ainda mais suscetível a eles. Além disso, os encharcamentos no telhado do condomínio são de responsabilidade do proprietário da cobertura.
-
Há um maior número de escadas
Esse é um contratempo que as pessoas só se dão conta quando falta energia elétrica no prédio, impossibilitando o uso de elevadores. Na verdade, essa questão não envolve apenas quem mora na cobertura, mas, também, os residentes de andares mais altos. Subir muitos lances de escada em algumas situações pode ser algo bem desagradável.
-
É mais suscetível a variações climáticas
Apartamentos em cobertura são mais suscetíveis às variações térmicas. Por se situar no topo da edificação, o vento é mais forte, o que pode baixar a temperatura no inverno. Já no verão, o sol bate diretamente em todo o imóvel. No entanto, existem vários recursos arquitetônicos e decorativos que podem amenizar essa questão.
Os arquitetos e decoradores são capazes de desenvolver projetos que, além de funcionais, utilizam determinados materiais que contornam de forma eficaz o problema.
-
Longe das áreas comuns do edifício
Logicamente, ao comprar uma cobertura a distância das áreas comuns do prédio é bem maior. Para alguns, isso pode representar um problema — se houver filhos pequenos, por exemplo, fica mais difícil supervisioná-los.
No entanto, quem prefere ficar longe do barulho não se importará caso, em alguns momentos do dia, tenha que descer com os filhos para que eles brinquem.
Como pode ser verificado neste artigo, a escolha depende de alguns fatores decisivos, como se você tem filhos e deseja mais espaço e mais privacidade e segurança. Portanto, comprar uma cobertura é um investimento muito alto e requer muita avaliação das vantagens e desvantagens.
Na Ricardo Imóveis você pode encontrar muitas opções de coberturas à venda em Balneário Camboriú.