Draga que faz trabalho de retirada do material chegou ao município no final da manhã deste domingo (22). Previsão é de que obra termine em novembro.
Uma nova fase de obras de ampliação da praia central de Balneário Camboriú, localizada no litoral norte catarinense, teve início na manhã deste domingo (22): transporte de areia até o litoral. Isso é possível devido à chegada da draga, embarcação que retira material do mar para que futuramente possa ser utilizado para aumentar o cinturão de areia.
O projeto de ampliação começou em março deste ano e tem conclusão prevista para novembro. É realizado por um consórcio de duas empresas, DTA Engenharia no Brasil e Jan De Nul na Bélgica, que ganhou um concurso conduzido pela prefeitura municipal. A obra custará 67 milhões de reais.
De acordo com a Prefeitura, a Praia Central possui hoje em média 25 metros de cinturões de areia. Após o trabalho, esse número deve aumentar para 70 metros.
Novo passo
A draga chegou no final da manhã.. A prefeitura explicou que extrai areia de sedimentos a 15 quilômetros da costa e a e a armazena em uma cisterna dentro da embarcação. Em seguida, a draga transporta a areia para um local a 2,2 quilômetros da praia.
Em seguida, os trabalhadores instalam no navio os tubos colocados no mar na etapa anterior. Através deste tubo, a draga transporta a areia e a água do mar do reservatório para a costa. No final do tubo, este material chega ao centro da Praia. À medida que a água do mar flui, a máquina molda a areia e a alarga.
A prefeitura explicou que o enchimento do cinturão de areia começará neste domingo, em frente à Rua 3700, no sentido Barra Sul, e o acesso público será proibido nessas áreas. Após a finalização deste lado da praia, o projeto seguirá para o centro até a Rua 2200. Após esta fase, a próxima área será o Pontal Norte até a conclusão de toda a expansão da Praia Central.